A visita começou às 15h00, foi conduzida pela enfermeira Martina e foram cerca de trinta pessoas (incluindo as grávidas e os pais)
Começamos por ver a sala onde as gestantes permanecem no período de dilatação (no caso de darem entrada para a maternidade ainda neste período). É um local apropriado para as mulheres relaxarem pois têm a oportunidade de socializarem umas com as outras e ouvirem músicas à sua escolha.
Seguidamente, vimos a sala de partos que é individual, com apenas uma cama que tem estribos para as grávidas colocarem as pernas durante o parto.
A enfermeira que guiou a visita, disse que o parto era realizado por duas enfermeiras, esclarecendo as grávidas a preocupação que estas tinham pela ausência de um médico e destacando o facto de o médico pediatra só estar presente no caso de cesarianas ou caso o parto natural venha a ter complicações.
Informou que durante o parto a gestante podia escolher uma pessoa para assistir ao parto (o pai ou outra pessoa próxima) e que esta teria que permanecer ao lado da cama e que no momento do nascimento tinha a oportunidade de cortar o cordão umbilical.
Depois de nascer, o bebe é lavado e pesado, e levado para uma sala ao lado da sala de partos que está aquecida e devidamente preparada para receber o recém-nascido.
Após o parto das mulheres são levadas para os quartos, que são colectivos (três pessoas por quarto) e é onde permanecem até ser passada a alta (se for parto natural é ao fim de três dias e se for cesariana são mais dependendo da recuperação de cada mulher)
Ficam algumas fotos da Maternidade
Sem comentários:
Enviar um comentário