Marcamos uma reunião com a enfermeira chefe da maternidade( enfermeira Zélia) para dia dois de Fevereiro 2011.
Ao chegar à maternidade fomos recebidas pela enfermeira Clara, que nos informou que seria ela (a pedido da enfermeira-chefe) a conversar connosco.
Logo de inicio a enfermeira mostrou-se bastante atenciosa para connosco.
A todas as maternidades que fomos pedimos para assistir à visita que a maternidade proporciona às grávidas para que estas possam conhecer as instalações e perceber o funcionamento do serviço, e por sorte esta visita iria ser no dia e na hora que chegamos, portanto assistimos à visita e falamos com a enfermeira de seguida.
Apenas uma grávida foi à visita desta maternidade, o que nos permitiu fazer mais perguntas, tirar fotografias e falar mais com a enfermeira.
A maternidade disponibiliza uma sala onde as mulheres se encontram durante o período de dilatação, com quatro camas (separada por cortinas para que as mulheres possam ter alguma privacidade), uma televisão e uma bola de pilates.
Existe apenas uma sala de partos com duas camas, o que faz com que nesta maternidade os partos não possam ser assistidos pela pessoa que acompanha a grávida (quando existe apenas uma mulher a parir a maternidade deixa o acompanhante assistir).
Existe também um bloco operatório no caso de o parto ser feito por cesariana.
Os partos naturais são realizados por duas enfermeiras e no caso de cesariana é feito por um médico especialista.
Depois do parto as mulheres são levadas para os quartos (existem 4 quartos e cada um deles tem entre duas a cinco camas), têm televisão e caminhas para os bebés ao lado da cama das mães, onde permanecem durante 48 horas se for parto natural e 72 horas se for cesariana.
Na nossa opinião, a maternidade é bastante acolhedora, tem as paredes pintadas com desenhos adequados à situação e toda a equipa (que nos foi apresentada pela enfermeira) é bastante atenciosa e tenta ao máximo ter uma relação de proximidade com cada mulher que está na maternidade a ter o seu filho.
No fim da visita a enfermeira ofereceu à grávida uma caixa presente para o seu bebé, o que faz regularmente com todas as mulheres que fazem a visita.
Após a reunião e a visita á maternidade do hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, ficamos com uma opinião bastante positiva da maternidade. Consideramos que possui boas instalações que oferece boas condições às mulheres. A equipa é composta por bons elementos que colocam as utentes em primeiro lugar e são bastante atenciosos para com elas.
Deixamos algumas fotografias :
Sem comentários:
Enviar um comentário