quarta-feira, 23 de março de 2011

Métodos contraceptivos e planeamento familiar ;)

No passado dia 3 de Março decorreu uma palestra sobre o tema acima, organizada por nós com o objectivo de informar os alunos da nossa escola sobre o assunto e informa-los que têm acesso a este tipo de informaçoes.

Aqui ficam os pormenores :

Conversamos sobre o Planeamento Familiar. Pretende-se assegurar com o planeamento familiar que as pessoas têm acesso a informação e a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.
O seu principal objecto é apoiar e acompanhar mulheres e homens no planeamento do nascimento dos seus filhos, sobretudo através do aconselhamento e contracepção. O planeamento familiar deve também:
-preparar para uma maternidade e paternidade saudáveis;
-prevenir a gravidez indesejada;
-reduzir os índices de mortalidade e morbilidade materna, perinatal e infantil;
-reduzir o número de infecções sexualmente transmissíveis

O livre acesso às consultas e outros meios de Planeamento Familiar é assegurado pela legislação portuguesa. Todos os indivíduos têm o direito à informação, conhecimentos e meios que lhes permitam tomar uma decisão livre e responsável. Os jovens podem ser atendidos em qualquer consulta de Planeamento Familiar em centros de saúde ou serviços hospitalares pertencentes ou não à sua área de residência.


-Na consulta de planeamento familiar o enfermeiro escolhe em conjunto com o paciente o método contraceptivo (se este desejar) que mais se adequa à sua idade, género,
-Existem métodos contraceptivos reversíveis (naturais, mecânicos e químicos) e irreversíveis:

Os métodos irreversíveis são:
-Laqueação das Trompas (Operação cirúrgica onde é feito um pequeno corte nas trompas de Falópio para impedir o encontro entre os espermatozóides e o ovócito)

                 -Vasectomia (Operação cirúrgica onde é feito um pequeno corte nos canais deferentes para evitar que o esperma expelido contenha espermatozóides)

Os métodos reversíveis são:
-Métodos naturais: são métodos que se baseiam no conhecimento do período fértil da mulher (período durante o qual pode ocorrer a fecundação) e na abstenção de relações sexuais durante esse período. São menos eficazes que os métodos não naturais.                                   
Ex: M. do calendário; da temperatura; do muco cervical; coito interrompido.

-Métodos não naturais: são métodos que impedem a fecundação através da utilização de dispositivos adequados, enquanto que outros se baseiam no uso de substâncias.
                Ex: pílula, Pílula do dia seguinte, Injecções hormonais, implante, adesivo, espermicidas, DIU, diafragma, preservativo feminino, preservativo masculino.

As fotografias ainda não tive acesso a elas, mas brevemente estarão aqui publicadas ;)

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Sem comentários:

Enviar um comentário