quinta-feira, 31 de março de 2011

Fotografias da palestra ;)




                                                             (os alunos que assistiram)
                                                            (o enfermeiro Rafael Franco)
                                                        ( A sala onde a palestra foi realizada)
                                          (O nosso dossier de projecto e os panfletos que distribuimos durante                           a                        palestra sobre métodos contraceptivos)
                                                        (os alunos que assitiram)
(Enfermeiro Rafael Franco)



Até sempre

Carolina
Rita
Daniela

quarta-feira, 23 de março de 2011

Métodos contraceptivos e planeamento familiar ;)

No passado dia 3 de Março decorreu uma palestra sobre o tema acima, organizada por nós com o objectivo de informar os alunos da nossa escola sobre o assunto e informa-los que têm acesso a este tipo de informaçoes.

Aqui ficam os pormenores :

Conversamos sobre o Planeamento Familiar. Pretende-se assegurar com o planeamento familiar que as pessoas têm acesso a informação e a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.
O seu principal objecto é apoiar e acompanhar mulheres e homens no planeamento do nascimento dos seus filhos, sobretudo através do aconselhamento e contracepção. O planeamento familiar deve também:
-preparar para uma maternidade e paternidade saudáveis;
-prevenir a gravidez indesejada;
-reduzir os índices de mortalidade e morbilidade materna, perinatal e infantil;
-reduzir o número de infecções sexualmente transmissíveis

O livre acesso às consultas e outros meios de Planeamento Familiar é assegurado pela legislação portuguesa. Todos os indivíduos têm o direito à informação, conhecimentos e meios que lhes permitam tomar uma decisão livre e responsável. Os jovens podem ser atendidos em qualquer consulta de Planeamento Familiar em centros de saúde ou serviços hospitalares pertencentes ou não à sua área de residência.


-Na consulta de planeamento familiar o enfermeiro escolhe em conjunto com o paciente o método contraceptivo (se este desejar) que mais se adequa à sua idade, género,
-Existem métodos contraceptivos reversíveis (naturais, mecânicos e químicos) e irreversíveis:

Os métodos irreversíveis são:
-Laqueação das Trompas (Operação cirúrgica onde é feito um pequeno corte nas trompas de Falópio para impedir o encontro entre os espermatozóides e o ovócito)

                 -Vasectomia (Operação cirúrgica onde é feito um pequeno corte nos canais deferentes para evitar que o esperma expelido contenha espermatozóides)

Os métodos reversíveis são:
-Métodos naturais: são métodos que se baseiam no conhecimento do período fértil da mulher (período durante o qual pode ocorrer a fecundação) e na abstenção de relações sexuais durante esse período. São menos eficazes que os métodos não naturais.                                   
Ex: M. do calendário; da temperatura; do muco cervical; coito interrompido.

-Métodos não naturais: são métodos que impedem a fecundação através da utilização de dispositivos adequados, enquanto que outros se baseiam no uso de substâncias.
                Ex: pílula, Pílula do dia seguinte, Injecções hormonais, implante, adesivo, espermicidas, DIU, diafragma, preservativo feminino, preservativo masculino.

As fotografias ainda não tive acesso a elas, mas brevemente estarão aqui publicadas ;)

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

sábado, 19 de março de 2011

"Príncipes do Nada" - informação

"O programa Príncipes do Nada, da autoria de Catarina Furtado e Ricardo Freitas,  inclui - em cada exibição- duas a três histórias de vida passadas em diferentes países de expressão portuguesa. Catarina Furtado viaja por Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau e relata na primeira pessoa o trabalho feito, nestes países em desenvolvimento, por voluntários, organizações não-governamentais, organismos da ONU, organizações religiosas e pela Cooperação Portuguesa, através do IPAD.
Entre os programas divulgados estão por exemplo o da APF de S. Tomé e Principe e Programas apoiados pelo UNFPA de Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste entre outros. São programas que abordam os temas especificos de Saúde Sexual e Reprodutiva
como a mortalidade materno-infantil, a maternidade adolescente, o VIH/SIDA ou a Violência com base no Género." ´


Aos poucos iremos pondo alguns excertos dos documentários aqui no blog ;)



Vejam, são programas muito interessantes, e com realidades que nos passam ao lado .
Poderá ver os programas no sítio da RTP; basta pesquisar por Príncipes do Nada ou no Youtube.


até sempre

Carolinda
Daniela
Rita

terça-feira, 15 de março de 2011

É preciso agir contra o tempo



As palavras faltam-nos
"Cada vez que uma mulher perde o seu bebe passado três meses está a engravidar de novo, são crenças"

Vejam e divulguem.

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Dar vida sem morrer


Ver e saber que é verdade deixa-nos assim , de coração apertado

sábado, 12 de março de 2011

Guiné Bissau- Melhorar Mortalidade infantil e Materna

Guiné-Bissau é um dos países com uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, e que tem trabalhado junto das Nações Unidas para alcançar as Metas do Milénio. ( Objectivos do MIlénio para 2015)

"Somos todos um bocadinho responsáveis por essas coisas terríveis, mesmo que essas situações desumanas estejam a muitos quilómetros de distância. A meu ver, somos todos um bocadinho responsáveis".

-Esta é a voz da embaixadora da Boa Vontade do Fundo da ONU para as Populações, Unfp, e apresentadora de televisão, Catarina Furtado. Ela tem alertado o mundo para o drama das crianças e mães da Guiné-Bissau.


Exemplo de algumas atitudes tomadas é a abertura de um bloco de operações para as grávidas que precisam de uma cesariana, na região de Gabu, há um ano. A embaixadora da Boa Vontade do Fundo da ONU para as Populações, Catarina Furtado, é testemunha das mudanças.


"Neste ano apenas houve uma redução muito significativa da mortalidade materna e neo natela. Já têm estatísticas e já mostraram o livro de registos das mães que deixaram de morrer porque puderam ser operadas a uma cesariana e isto é muito, muito positivo. A taxa baixou em 6% naquela região".

O adjunto do representantes do Unfpa na Guiné-Bissau, Joaquim Vicente Gomes, confirma que os resultados são fruto de uma estratégia.
"Aumentou o atendimento e a assistência nos partos por pessoas especializadas. Também o investimento em estradas, formação de pessoal médico e estruturas sanitárias, para oferecer um serviço de qualidade na área da saúde reprodutiva, que vai contribuir para a redução da mortalidade materna


Sendo testemunha das atitudes tomadas Catarina Furtado acrescenta :
"Foram muitas vidas salvas, o que quer dizer que quando se investe em áreas como a saúde materna, que está provado que é uma grande ferramenta no combate à pobreza extrema, quando se investe no terreno com as pessoas certas, os resultados são sempre positivos".

"Acho que falta mostrar às pessoas como é que é a vida das mulheres guineenses. Às vezes, trago imagens e tenho tido respostas de médicos e enfermeiros de Portugal que não faziam ideia que as mulheres morrem a dar à luz na Guiné-Bissau".

 Adjunto do representantes do Unfpa na Guiné-Bissau, Joaquim Vicente Gomes afirma:

"No quadro na nosso apoio ao governo temos um programa de saúde reprodutiva que consiste na formação e capacitação dos quadros técnicos da saúde, reforço da capacidade institucional, equipar os centros de saúde e os blocos operatórios e ainda recuperar ou construir blocos operatórios. Já o fizemos em Bafatá e Gabu".

Saúde Materna e Mortalidade infantil em números

No 1º período fizemos uma exposição no átrio da nossa escola com alguns mapas com as taxas de natalidade no mundo, taxa de mortalidade infantil e condições nas maternidades
Para pôr a "coisa" um pouco mais composta pusemos também nas vitrines algumas ecografias, um blotim de grávidas, um nenuco . . xD

Deixamos algumas fotografias  (esperamos que gostem)

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina


quinta-feira, 10 de março de 2011

Princípe do Nada - Música de Lucia Moniz


Lúcia Moniz pediu a Catarina Furtado que escrevesse a letra para uma das canções do seu novo álbum. A apresentadora e atriz aceitou o desafio e escreveu um texto para alertar consciências inspirado no seu programa Príncipes do Nada.

"(...)escrevi sobre aquilo que estava a viver... É a história de alguém que olha para o ecrã, vê um príncipe do nada e decide segui-lo até ao fim" - Catarina Furtado

Melhorar a saúde Materna- Objectivos do Milénio para 2015


"Cada ano, mais de 500 mil mulheres morrem de complicações relacionadas com a gravidez, com o parto ou com o pós-parto (até seis semanas depois). Cerca de 10 milhões são expostas a infecções, doenças ou invalidez, ficando fisicamente diminuídas.
A esmagadora maioria destas mulheres habita os países em desenvolvimento: a probabilidade de morrer por complicações relacionadas com a gravidez – na sua maioria tratáveis ou preveníveis – é ali de 1 em 76 (1 em 22 na África Subsariana e 1 em 7 no Níger), contra 1 em 7300 no mundo desenvolvido. Se uma mulher num país pobre consegue sobreviver, pode ainda assim estar sujeita a complicações pós-parto que ameaçam a sua saúde e a marginalizam ainda mais na sociedade."
^^^^^^^^^^^^^^

Nós ( Daniela, Rita, Carolina) gostavamos tanto que um dia, o mundo fosse igual para todas as mulheres.
Gostavamos que todas tivessem as mesmas oportunidades no que diz respeito à Maternidade, que é uma fase que supostamente deveria ser magnifica, maravilhosa, cheia de paz para todas as mulheres; Mas infelizmente isto não acontece em todo o lado.

Esperamos que a saúde materna melhora, este é no nosso desejo. Podem fazer dele um dos vossos desejos também?
Pensem nisso

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Comparem =O

-Consulta de ginecologia em Portugal




-Consulta de ginecologia na Guiné-Bissau


Dá que pensar não acham?

Milhares de mulheres não têm acesso a bons cuidados pré-natais.

 
Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Dra Alice Frade ;)

Trabalha no APF (associação de planeamento para familias);
Ajudou-nos bastante e estamos muito gratas por isso.

Aqui fica um Obrigado muito especial .



Até sempre

Daniela
Carolina
Rita

quarta-feira, 9 de março de 2011

Maternidade Alfredo da Costa

Já lá estivemos, para falar com a enfermeira chefe
Conseguimos falar com ela, mas não conseguimos grande coisa,
pois a maternidade estava a abarrotar e não deu para conversar muito.
Mesmo assim voltaremos lá para fazermos a visita à Maternidade com as grávidas !
Depois deixamos algumas fotografias

Até sempre

Daniela
Carolina
Rita

Há mulheres que vivem assim



Irrita.
Agonia.
Deixa-nos tristes

Quando alguém nos mostrou Kidan pela primeira vez ficamos pasmadas, paradas a olhar umas para as outras.
Como é possivel alguém viver assim?
Como é possivel alguém viver assim no mesmo mundo que nós? Afinal não estão assim tão longe.

Mas isto existe, e existe mesmo aqui ao nosso lado.
É horrivel para nós, enquanto mulheres ver as condições a que outras mulheres se sujeitam.

Acreditamos que um dia, um dia isto vai mudar ;)

Até sempre, até ao dia em que coisas destas deixem de existir

Daniela
Rita
Carolina

Sexualidade Juvenil




Se te dão oportunidades, porque não as aproveitar?
Há lugares neste mundo onde moras, que ninguém tem acesso a informações deste género.
Nós que temos, muitas vezes não aproveitamos, nem tão pouco a sabemos aproveitar

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Enfermeiro Rafael Franco

Veio à nossa escola conversar com algumas turmas sobre planeamento familiar e métodos contraceptivos
Queriamos deixar aqui um enorme Obrigado pela sua disponiblidade ;)

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Planeamento Familiar e métodos Contraceptivos

No dia 3 de Março organizamos uma Palestra sobre planeamento familiar e metodos contraceptivos na nossa escola ;)
Para fornecer algumas informações acerca deste assunto convidamos o enfermeiro Rafael Franco para dirigir a palestra!
Na nossa opinião correu muito bem, gostamos muito ;)
O público alvo foram turmas de 10º e 12º ano, achamos que se mostraram bastante interessados.
Prometemos mais pormenores e fotografias

Até sempre

Daniela
Rita
Carolina

Professora Isabel Gomes

É a professora que nos acompanha em àrea de projecto.
Queriamos agradecer-lhe por toda a disponiblidade e apoio no desenvolvimento do trabalho.



Até sempre
por Uma vida, a minha, a tua, a nossa, a deles.

Daniela
Rita
Carolina

Maternidade de Vila Franca de Xira

       Marcamos uma reunião com a enfermeira chefe da maternidade( enfermeira Zélia) para dia dois de Fevereiro 2011.  
            Ao chegar à maternidade fomos recebidas pela enfermeira Clara, que nos informou que seria ela (a pedido da enfermeira-chefe) a conversar connosco.
            Logo de inicio a enfermeira mostrou-se bastante atenciosa para connosco.
A todas as maternidades que fomos pedimos para assistir à visita que a maternidade proporciona às grávidas para que estas possam conhecer as instalações e perceber o funcionamento do serviço, e por sorte esta visita iria ser no dia e na hora que chegamos, portanto assistimos à visita e falamos com a enfermeira de seguida.
            Apenas uma grávida foi à visita desta maternidade, o que nos permitiu fazer mais perguntas, tirar fotografias e falar mais com a enfermeira.

  
A maternidade disponibiliza uma sala onde as mulheres se encontram durante o período de dilatação, com quatro camas (separada por cortinas para que as mulheres possam ter alguma privacidade), uma televisão e uma bola de pilates.
Existe apenas uma sala de partos com duas camas, o que faz com que nesta maternidade os partos não possam ser assistidos pela pessoa que acompanha a grávida (quando existe apenas uma mulher a parir a maternidade deixa o acompanhante assistir).
Existe também um bloco operatório no caso de o parto ser feito por cesariana. 
 Os partos naturais são realizados por duas enfermeiras e no caso de cesariana é feito por um médico especialista.
 Depois do parto as mulheres são levadas para os quartos (existem 4 quartos e cada um deles tem entre duas a cinco camas), têm televisão e caminhas para os bebés ao lado da cama das mães, onde permanecem durante 48 horas se for parto natural e 72 horas se for cesariana.
Na nossa opinião, a maternidade é bastante acolhedora, tem as paredes pintadas com desenhos adequados à situação e toda a equipa (que nos foi apresentada pela enfermeira) é bastante atenciosa e tenta ao máximo ter uma relação de proximidade com cada mulher que está na maternidade a ter o seu filho.
No fim da visita a enfermeira ofereceu à grávida uma caixa presente para o seu bebé, o que faz regularmente com todas as mulheres que fazem a visita.
  
Após a reunião e a visita á maternidade do hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, ficamos com uma opinião bastante positiva da maternidade. Consideramos que possui boas instalações que oferece boas condições às mulheres. A equipa é composta por bons elementos que colocam as utentes em primeiro lugar e são bastante atenciosos para com elas.

Deixamos algumas fotografias :








                         

Visita à Maternidade de Torres Vedras


No dia 20 de Dezembro de 2010, visitamos a maternidade de Torres Vedras
A visita começou às 15h00, foi conduzida pela enfermeira Martina e foram cerca de trinta pessoas (incluindo as grávidas e os pais)
             Começamos por ver a sala onde as gestantes permanecem no período de dilatação (no caso de darem entrada para a maternidade ainda neste período). É um local apropriado para as mulheres relaxarem pois têm a oportunidade de socializarem umas com as outras e ouvirem músicas à sua escolha.
             Seguidamente, vimos a sala de partos que é individual, com apenas uma cama que tem estribos para as grávidas colocarem as pernas durante o parto.
             A enfermeira que guiou a visita, disse que o parto era realizado por duas enfermeiras, esclarecendo as grávidas a preocupação que estas tinham pela ausência de um médico e destacando o facto de o médico pediatra só estar presente no caso de cesarianas ou caso o parto natural venha a ter complicações.
             Informou que durante o parto a gestante podia escolher uma pessoa para assistir ao parto (o pai ou outra pessoa próxima) e que esta teria que permanecer ao lado da cama e que no momento do nascimento tinha a oportunidade de cortar o cordão umbilical.
Depois de nascer, o bebe é lavado e pesado, e levado para uma sala ao lado da sala de partos que está aquecida e devidamente preparada para receber o recém-nascido.
Após o parto das mulheres são levadas para os quartos, que são colectivos (três pessoas por quarto) e é onde permanecem até ser passada a alta (se for parto natural é ao fim de três dias e se for cesariana são mais dependendo da recuperação de cada mulher)

Ficam algumas fotos da Maternidade


segunda-feira, 7 de março de 2011

Apresentações

Olá a todos ;)
Somos a Daniela, a Rita e a Carolina estudamos na escola Henriques Nogueira e estamos a desenvolver um projecto que estuda o Diferente acesso à saúde materna no mundo.
Ao nosso Projecto demos o nome de "Uma Vida"
Pretendemos observar em que situações vivem as mulheres a maternidade em paises em desenvolvimento.
Para conseguirmos esta informação assistimos aos programas "Príncipes do Nada" e "Dar vida sem morrer" apresentados pela Catarina Furtado (embaixadora da boa vontade)  que relatam as condições que a população dos paises subdesenvolvidos vive;
Procuramos também ajuda da Dra Alice Frade que trabalha na Associação do Planeamento para a Família (APF)
Tentamos retirar o máximo de informaçao acerca do quotidiano de mulheres e dos seus filhos nestes paises que tanto precisam da nossa ajuda e apoio.
Em Portugal, estamos a visitar várias maternidades para tentar perceber como as mulheres portuguesas vivem esta fase que supostamente deve ser maravilhosa- a maternidade e que facilidades ou dificuldades estas têm em conseguir usufruir de cuidados pré-natais .
Já visitamos as maternidades de Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Alfredo da Costa.
Reunimos com as enfermeiras chefes destas maternidades para sabermos o percurso que cada mulher tem que fazer durante a gestação até ao parto e com que cuidados pode contar durante esta fase da sua vida.
A partir destas reuniões tivemos oportunidade de visitar as instalações de cada maternidade que visitamos, e que em outros posts iremos mostrar e contar-vos como foi.
Com o Projecto Uma vida esperamos sensibilizar e mover pessoas para que ajudem mulheres que têm dificuldades em viver a maternidade e que não a podem viver como mais gostariam.
Obrigado e contamos com o vosso apoio .



Até sempre
por Uma vida, a minha, a tua, a nossa, a deles.

Daniela
Rita
Carolina