quinta-feira, 28 de abril de 2011

Visita à Maternidade Alfredo da Costa

No dia 1 de Abril de 2011 fomos à visita guiada com as grávidas para conhecer as instalações da maternidade.
Esta maternidade é distrital, e é a maternidade que tem os melhores equipamentos do país. A visita foi guiada pela enfermeira Paula Pereira.
Começamos pela sala de urgências que fica logo na entrada da maternidade onde as grávidas são ligadas ao CTG.
De seguida observamos a entrada de urgência da maternidade, para onde as grávidas são levadas quando já se encontram com a dilatação suficiente.
Para visitar o interior da maternidade o grupo foi dividido em dois, devido ao número elevado de pessoas (cerca de 50 pessoas foram à visita).
 No primeiro andar, logo na entrada existe uma sala com uma janela com vista para a sala de espera, onde o pai ou a mãe do bebé podem traze-lo para mostrar aos restantes membros da família.
A maternidade Alfredo da Costa tem 11 salas de partos: 10 destas salas têm as camas tradicionais com estribos, e a outra sala é a sala para onde vão as mulheres que querem ter um parto o mais natural possível, ou seja, sem epidural e com a dilatação feita de pé; a cama desta sala é substituída por uma espécie de “baloiço” onde as mulheres podem optar por estar completamente sentadas ou ligeiramente inclinadas. Nas onze salas as mulheres têm ao seu dispor uma bola de pilates para ajudar no período de dilatação. As mulheres podem escolher um acompanhante para assistir ao parto
No segundo andar ficam os quartos que são grandes e colectivos (cada um deles tem cerca de sete camas)
A maternidade disponibiliza às mulheres um espaço de amamentação, onde estas podem aprender a amamentar, doar o seu leite, e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Durante a visita as mulheres foram informadas de pequenos detalhes entre os quais salientamos: a obrigatoriedade da utilização do ovo (local onde são colocados os bebés no carrinho), para que os bebés possam sair da maternidade. Caso os pais não o tenham não podem sair com o bebé da maternidade por questões de segurança; a mala da grávida e do bebé só deve ser trazida após o parto para haver mais espaço na sala, pois os cacifos só são fornecidos depois do parto; a mulher permanece 42h na maternidade em caso de parto normal, e 72h em caso de cesariana; a maternidade fornece as fraldas do bebé durante o internamento.

Deixamos algumas fotografias da maternidade:

 (Sala de urgência)
 (Sala de urgência)
 (Daniela e Rita)
 (Sala de partos)
(Sala de parto natural)

domingo, 24 de abril de 2011

Semana dedicada ao ODM5-melhorar a sáude materna

As Nações Unidas criaram oito (8) objectivos para cumprir até 2015, e destes oito objectivos consideramos que dois deles estão relacionados com o tema do nosso projecto: Melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade infantil. Deste modo, decidimos dedicar uma semana a cada um destes dois objectivos, divulgando vídeos e distribuindo panfletos.
Na semana de quatro (4) a oito (8) de Abril de 2011 estivemos no átrio da escola Henriques Nogueira a divulgar um vídeo elaborado pelo grupo, sobre o Objectivo do Milénio número cinco (ODM5) – Melhorar a saúde Materna, e a distribuir panfletos (facultados pela Associação de planeamento para famílias), com informações sobre o mesmo.
Para conseguir divulgar da melhor forma o quinto objectivo do Milénio, o grupo colocou várias informações em cartazes que foram colocados pela escola e no átrio para que as pessoas perceberem do que se tratava a exposição, e ainda distribuímos cartões para divulgar o nosso facebook e o blog
A divulgação do vídeo foi feita durante os intervalos, e aproveitamos para fazer algumas perguntas sobre este objectivo do milénio, às pessoas que passavam (temos as respostas em gravadas para mais tarde mostrar).
Através de alguns professores tivemos a oportunidade de fazer pequenas palestras para mostrar o vídeo completo às turmas:
No dia 5 de Abril às 8h30 mostramos o vídeo ao 12ºF e 12ºD; no mesmo dia mas às 14h00 mostrámos ao 9ºA; no dia 8 de Abril às 10h30 mostrámos ao 10ºE.
Na nossa opinião, a divulgação deste objectivo do milénio é importante e achamos que as pessoas aderiram positivamente e gostaram do que viram.

Deixamos algumas fotografias da exposição:

 A preparar a palestra para uma turma
 Os elementos do grupo a ver o video
 A tela onde projectamos o video
o expositor com aalgumas informações acerca do objectivo do milénio número 5

terça-feira, 5 de abril de 2011

Nenhuma mulher deve morrer por dar vida

Apoiar esta causa, é cuidar de todos nós :)


A mortalidade materna representa uma das maiores disparidades entre os países pobres e ricos, e entre populações pobres e ricas dentro de cada país